QUEM SOMOS


    O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ambiente e Sustentabilidade (GEPEAS- UESB) foi criado formalmente em 2010 e tem certificação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É formado por docentes, discentes dos cursos de graduação e egressos da UESB e USP.
    O Programa Socioambiental da UESB - Campus de Jequié articula três projetos: Gerenciamento dos Resíduos de Laboratório da UESB - Campus de Jequié, Projeto de Coleta Seletiva da UESB - campus de Jequié e o Projeto de Uso Eficiente de Água e de Energia na UESB - campus de Jequié. O Programa tem como objetivo institituir no espaço universitário um conjunto de ações e iniciativas que promovam o debate com vistas à revisão das atuais políticas e práticas acadêmicas e à consolidação de estratégias , de modo transversal, nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão acadêmico-administrativa capazes de criar sinergia para a adoção de uma política institucional que incorpore e dissemine práticas relacionadas à sustentabilidade socioambiental.
  Os problemas socioambientais contemporaneos começaram a cobrar da Universidade o repensar de suas práticas e políticas, uma vez que as questões vinculadas à sustentabilidade socioambiental relacionam-se diretamente com suas funções, haja vista o papel essencial que esta tem na formação de profissionais e na produção de conhecimentos. 
         Entende-se que as Universidades têm papel essencial no processo de transformação social, necessário às mudanças nas práticas de produção e de consumo, bem como nas relações interpessoais da sociedade atual com vistas à sustentabilidade socioambiental. Esse papel foi reconhecido em diversas declarações internacionais e por representantes de universidades de diversos países que se comprometeram em estabelecer uma política universitária voltada para o enfrentamento da problemática socioambiental. Contudo, tal compromisso não resultou em ações efetivas no que diz respeito a maioria das universidades brasileiras e as IES baianas não são exceção.


COMISSÃO ORGANIZADORA
   
Coordenação
Profa. Dra. Cláudia Coelho Santos – Coordenação Geral
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário